quinta-feira, 8 de abril de 2010

Projeto da ficha limpa vai para o ralo - Congresso em Foco








"Mesmo com a pressão de 1,6 milhão de assinaturas, não será desta vez que a Câmara vai votar o projeto da ficha limpa (que torna inelegíveis candidatos com condenações na Justiça).

Após reunião com o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), os líderes decidiram que a proposta, inicialmente pautada hoje, será encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que terá até o dia 29 de abril para debatê-la. Dessa forma, a votação da matéria em plenário ficou para a primeira semana de maio. A manobra foi antecipada em reportagem publicada nesta quarta-feira (7) pelo Congresso em Foco. O líder do PT, Fernando Ferro (PT), adiantou que apresentará emenda no sentido de permitir que o candidato condenado em segunda instância possa recorrer e se candidatar. Pela proposta atual, qualquer candidato condenado por órgão colegiado está inelegível. Para ele, os tribunais regionais eleitorais são marcados “por uma história de prevalência do ambiente político”.

O DEM, partido do relator da proposta, Índio da Costa (RJ), não conseguiu as 257 assinaturas suficientes para garantir o regime de urgência à proposta; o que levaria a matéria ao plenário e evitaria seu retorno à CCJ. De acordo com ele, apenas a oposição (DEM, PSDB e PPS), além do PV, Psol e PHS assinaram a urgência. Contudo, o líder do partido, Paulo Bornhausen (SC), afirmou que continuará coletando assinaturas. Até o momento, são 166. Por sua vez, o presidente da Câmara assegurou que os líderes do PMDB e o PT “assinarão de imediato a urgência” caso a análise da proposta na seja concluída na CCJ até o dia 29 de abril. Para o líder do PP, João Pizzolatti (SC), é preciso que a proposta seja melhor debatida na Câmara. De acordo com o deputado catarinense, o projeto precisa ser melhorado, uma vez que aplica a mesma pena para crimes distintos."

3 comentários:

  1. Eles podem correr mas, não vão conseguir fugir. É o desejo do povo.
    Só temos que tomar cuidado com as manipulações. Já já, eles vão criar uma lei que parcialmente proíbem. Ele são bons nisso.

    ResponderExcluir
  2. Você sabe quem são os culpados pelas mortes nos desabamentos? Você sabe quem tem culpa por não ter um bom atendimento nos hospitais? Você sabe quem tem culpa pelos colégios públicos estarem sucateados? Você sabe quem são os culpados pelas ruas estarem cheias de crianças fumando Craque? Você sabe porque os empresários não contratam mais trabalhadores?
    O porquê dos impostos serem proibitivos?

    Pois, bem!

    Desde a nossa colonização, todas as verbas públicas são canibalizadas por marginais travestidos de administradores públicos. São céculos de desvios e adulterações do patrimônio público.
    Faz alguns anos, um brasileiro que foi fazer um mestrado em uma faculdade européia de renome, concluiu em sua tese que se fosse reduzida em 40% a corrupção no Brasil o país entraria para o 1º Mundo. Não faltaria verba para a educação, a saúde, a segurança e para outros investimentos públicos.
    Mudar é preciso...

    ResponderExcluir
  3. Enquanto se consegue 2 milhões de assinaturas para o Projeto Ficha Limpa, o BBrother (grandes jostas!) recebe mais de 75 milhões de ligações. Acorda Brasil!

    ResponderExcluir