sábado, 3 de abril de 2010

Bob Esponja e os Royalties


Eu estava vendo Bob Esponja quando ouvi minha mãe e minha tia, duas senhoras politicamente semi-ignorantes, conversando sobre o "dinheiro" que o Rio de Janeiro pode vir à perder com o tal PL do Ibsen Pinheiro.
- Tá vendo o que querem fazer com o nosso Rio ? - Dizia minha Tia
- Como é que pode ? isso não está certo - Retrucava minha Mãe
- Com essa lei o Rio não vai ganhar o dinheiro do petróleo - Minha Mãe
- O dinheiro, se chegar, pode trazer melhorias para a saúde, educação, segurança e muito mais - Minha Tia.
Então, equivocadamente, me intrometi na conversa e as informei que o Rio de Janeiro já recebe os royalties à um bom tempo. As duas me perguntaram: Então pra onde está indo essa dinheirada toda ???
Sem saber o que responder, me virei para a televisão e continuei vendo Bob Esponja.

2 comentários:

  1. Hahahahahaah essa tá ótima. Mas é verdade. Você fez certo. Não tem o quê responder... só ha uma resposta, lá vou eu ser repetitivo novamente, a ser dada... bom... vou pegar um copo d'água. hahahhhaha
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Ficou com a cara do Patrick! Hehehe!!!
    Aliás, todos ficamos com referência a maior empresa brasileira.
    Pasmem... A Petrobrás é nossa mas, o lucro é deles. A maior parte das ações preferenciais nominativas, que dividem o lucro da empresa, foram vendidas na Bolça de Nova York.
    O governo tem as maioria da ações ordinais nominativas que dão direito voto na escolha do presidente e também dão direito ao lucro. Porém, são em quantidade bem inferior as preferenciais nominativas.
    Resumindo:
    Governo federal ganha cabide de empregos e pequeno lucro.
    Governo estadual e municipal ganham os royalties.
    Nova York ganha a maioria do lucro.
    Povo ganha... Melhor não escrever, pode ter crianças lendo.

    ResponderExcluir