quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mudando de opinião...


Até bem pouco tempo atrás eu era contra a aplicação da pena de morte em qualquer hipótese por achar a justiça "caolha" e a sociedade plutocrata. Somente pobres, negros e moradores de guetos que sofreriam tal penalidade. Tem muita gente inocente presa. Tem muita gente que já cumpriu sua pena mas continua presa... A justiça tarda mais não falha !!!
Como dizia Ruy Barbosa "justiça tardia não é justiça; é injustiça".
Há casos em que não existe outra forma de penalidade a não ser a pena capital. Como condenar a 20 anos ou menos uma pessoa que por diversão ateia fogo em uma outra ??
Como manter presos policiais que sequestram, roubam, estupram e tentam matar uma cidadã ??
Como um homem que matou, premeditadamente, sua amante com tiros pelas costas continua se julgamento e livre ??
Sou favorável a pena capital sim. Mas em casos que não se paira dúvidas sobre o réu !

Sacanagem ou Putaria ???


Um trabalhador recebe seu salário mínimo para manter filhos, aluguel, luz e etc. Ao sair do banco com seus R$ 510,00 é assaltado e morto brutalmente deixando sua família sem recursos para se manter. Mulher e filhos vivendo da ajuda de familiares e vizinhos.
Dias depois o assaltante é preso e condenado. Além de ter direito a remição, recursos e até a progressão da pena sua família tem o direito de receber, do estado, uma "ajuda" de R$ 750,00.
Mais como assim ?? O cara me rouba, me mata ou não, tira o pão da boca do meu filho e quando é preso eu e outros trabalhadores pagamos, mais do que recebemos, para sustentar o filho do safado ??? Não sei se é SACANAGEM ou PUTARIA !!!!
Muitos dirão: mas a família dele não tem culpa e não pode ser punida junto com ele. Quem vai sustentá-los ??
Pergunto eu: Se em um assalto eu for morto quem vai sustentar meus filhos ?? o governo ??

Sou favorável a uma indenização por morte ou invalidez para todos os trabalhadores e/ou familiares vitimados em assaltos e semelhantes e para a família do infrator uma ajuda igual ou inferior a um salário mínimo.

Uma pergunta: será que a família do preso sabe que tem esse direito ???
Será que não tem "alguéns" se fartando com esse recurso ???